Audiência do Rádio Via SMS
O índice de audiência é medido com base no total de pessoas ou aparelhos ligados . É uma amostra, um número relativo traduzido em pontos.
Um ponto de audiência corresponde a 1% do universo que está sendo pesquisado.
Como é feito o cálculo
Imagine que, em Arapiraca, existam 1000 aparelhos de rádio. Esse é o universo do rádio.
Dos 1000 aparelhos, 400 estão sintonizados na emissora A. Isso representa 40% de aparelhos sintonizados nesta emissora. Assim, o índice de audiência com base nos aparelhos para a emissora A é 40 pontos.
Outros 300 aparelhos de rádio estão sintonizados na emissora B, ou seja, 30% dos aparelhos. Assim, a audiência da emissora B com base nos aparelhos é de 30 pontos.
Apenas 100 aparelhos de rádio estão sintonizados na emissora C. Desse modo, a audiência da emissora C é 10 pontos, para a base de aparelhos de rádio.
O total de aparelhos desligados é de 200 ou os ouvintes não retornaram os sms, correspondendo a 20% dos aparelhos. Os restantes 20% não estão sintonizados em nenhuma emissora e, logo, não marcam pontos.
Na prática a Audcrir envia o sms aos ouvintes que aceitaram participar das pesquisas, com a seguinte pergunta: Qual a Emissora de Rádio Comercial ou Comunitária você está ouvindo? Quantas pessoas estão ouvindo com você?
Dependendo da resposta a Audcrir avalia e só depois somamos as demais respostas. Mais vale ressaltar, a Audcrir realiza as pesquisas por mera curiosidade e sem fins lucrativos. Pois as pequisas realizadas não tem valor no mercado publicitário!