O Brasil ainda vivia a euforia pela conquista do tetra campeonato de futebol quando na extinta Rede Manchete de Televisão uma “revolução narrativa” foi apresentada para uma geração sedenta por novidades. Dia 1º de setembro de 1994 estreou Cavaleiros do Zodíaco no país mudando para sempre o panorama da cultura pop japonesa por aqui.

Graças ao estrondoso sucesso de Seiya (“e os outros”) diversos animes começaram a pipocar pelos canais de TV, revistas, lojas de brinquedos, ou qualquer mídia que conseguisse faturar uns bons trocados em cima dos desenhos japoneses. O próprio senso estético para quadrinhos no Brasil começou a mudar a partir daí.
É bem verdade que não foi o primeiro sucesso nipônico que emplacou aqui na TV brasileira, mas também é fácil perceber que graças ao sucesso de Cavaleiros pudemos assistir outros nomes que também cativaram gerações de fãs por aqui como Dragon Ball Z, Yu Yu Hakusho, Sailor Moon ou Pokémon.
A data é especial. A “maioridade simbólica” abre caminho para muitas discussões sobre a importância desse “acaso comercial”, que num momento de dificuldades financeiras da Manchete se tornou o carro chefe da programação. A ponto de ser escalado no horário nobre de domingo – não era pouca coisa.