natela.com/audiencia
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Nacional: O Mercado de Rádio em São Paulo está movimentado. Entenda
O mercado de rádio de São Paulo está movimentado. O motivo: foi divulgado mais um resultado da audiência do meio FM da capital paulista e região metropolitana, pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. O panorama atual apontou uma queda na média geral da audiência FM, diferente do que foi visto nos números anteriores. O teto diminuiu devido a variação negativa de emissoras populares importantes e que concentram grande audiência no mercado paulistano. Porém a medição apontou destaques positivos: uma nova líder geral no período comercial, o avanço das chamadas rádios “pop”, entre outros destaques. Acompanhe um breve panorama sobre o tema (relacionado ao trimestre abril a junho de 2013, pesquisas 05h-00h/todos os dias e locais e 06h-19h/segunda a sexta-feira):
A Nativa FM 95.3 foi um dos principais destaques da medição. A emissora popular do Grupo Bandeirantes de Comunicação apresentou mais um crescimento na sua média de audiência, fato constatado nos principais períodos da pesquisa atual. Resultado: houve um acirramento da disputa pelo primeiro lugar geral no período 05h-00h (todos os dias e locais), topo que segue nas mãos da Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes. Outro fato importante: a Nativa FM retomou a liderança geral no período comercial (06h-19h, segunda a sexta), tendo a Transcontinental próxima nesse ranking. A Nativa FM costuma a ocupar essa posição de destaque quando considerado os resultados de anos anteriores, fato que também foi observado em algumas pesquisas de 2012 e agora na pesquisa atual. A 95.3 FM também foi uma das rádios que mais acrescentaram em número de ouvintes na média por minuto, isso na comparação com o resultado anterior.
Mais destaques em São Paulo: a Gazeta FM 88.1 também se destacou na pesquisa ao apresentar uma boa variação positiva em seus números. No período 05h-00h (todos os dias) a emissora popular apresentou uma variação acima dos 7% em relação à media da pesquisa anterior, fato que a posicionou na quinta colocação geral de audiência nesse período e no geral, além de uma média expressiva de audiência, sendo superior ao número que a rádio costuma a registrar desde o início deste ano. A Gazeta FM e a Nativa foram as únicas emissoras entre as dez primeiras colocadas a apresentarem variações positivas no ranking geral de audiência, isso com base nos números atuais dos dois principais períodos da medição, médias confrontadas com os índices do trimestre passado (março a maio de 2013).
Avanços entre as jovens: a Metropolitana FM 98.5 foi a rádio que mais cresceu entre as 15 primeiras colocadas, isso na comparação percentual da variação registrada pelas FMs na comparação com a pesquisa anterior. A rádio que passa por uma reformulação artística obteve uma variação superior a 10% na sua média de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais), avançando no ranking. Porém o resultado atual não foi positivo apenas para a Metropolitana: com o mercado oscilando negativamente a Jovem Pan FM 100.9também chegou registrar um crescimento em seus números, sendo o terceiro avanço consecutivo no índice da emissora. O resultado também foi positivo para a Mix FM 106.3, emissora que lidera no segmento jovem e volta a ocupar a sétima colocação no período 05h-00h (todos os dias e locais).
Mais variações positivas no 05h-00h (todos os dias e locais): Gospel FM 90.1, CBN FM 90.5, Transamérica FM 100.1, Rádio Bandeirantes FM 90.9 e BandNews FM 96.9 foram algumas das estações em FM que reagiram na atual medição, com destaque para a Rádio Bandeirantes que viu sua média ser cerca de 10% superior ao número registrado na pesquisa anterior.
Ao longo das próximas semanas o Tudo Rádio destacará mais detalhes sobre o avanço das emissoras de São Paulo nas pesquisas de audiência, conforme a nossa redação destaque as movimentações realizadas no planejamento dessas rádios.
Mudanças na apresentação do panorama de audiência
Atendendo a uma solicitação do Instituto Ibope, o Tudo Rádio mudará a forma de apresentar esses panoramas em São Paulo e demais praças do país. A redação focará nos destaques de cada mercado a cada novo resultado. Por exemplo: será publicada uma nota de cada rádio que se destacou, além de apontar de forma parcial os motivos que levaram o determinado projeto a se destacar. O novo formato segue a risca as orientações do Instituto, proprietário dos dados de cada medição no país.
Com isso o leitor acompanhará em detalhes essas movimentações de cada mercado, além da redação dedicar um dia completo para cada resultado (conforme o volume de informações e destaques que cada resultado possa gerar).
PLANTÃO: "A Fazenda" Peões combinam votos
O fazendeiro Ivo Meirelles já sabe quem vai indicar para a próxima roça. Em conversa com o ator Marcos Oliver e o ex-jogador Paulo Nunes, ele disse que vai colocar o modelo Beto Malfacini na berlinda. A confissão aconteceu na madrugada desta quarta-feira (10).
“Eu tenho justificativa para colocar ele [Beto] na roça.”
Sentados na varanda, os três peões discutiam sobre o jogo. Segundo Paulo Nunes, ele e Denise Rocha, além de Beto, devem estar entre os três indicados.
Marcos Oliver também defendeu a indicação de Beto Malfacini. Para o ator, o modelo está cantando vitória antes da hora.
“Como eu queria descer pra fazer uma prova junto com o Betão. Esse estilo dele me irrita. Falta com respeito com algumas coisas e eu não estou gostando disso”.
A ideia deles é colocar dois integrantes do grupo avestruz na roça, mas para isso acontecer o grupo coelho precisaria vencer a prova da chave. De acordo com Paulo Nunes, eles têm apenas dois votos, contra oito dos grupos adversários.
“Não temos número para botar dois deles. Temos apenas dois votos e precisaríamos de quatro. Só com o baú temos chance”.
Oliver cogitou ainda convencer Denise e fechar o voto com eles. “Amanhã, depois que eu cuidar dos avestruzes, vou ajudar nos cavalos. Vou fazendo a cabeça dela”
Assinar:
Postagens (Atom)